terça-feira, 14 de junho de 2011

Supervisão Escolar

O Supervisor Escolar é o responsável geral pela escola em todos os setores: administrativo, burocrático, financeiro e cultural, fazendo-se cumprir a Proposta Político-Pedagógica, através do desenvolvimento do currículo proposto.
Quais são as atribuições de um supervisão?
  • socializar o saber docente, estimulando a troca de experiências entre os segmentos da comunidade escolar, a discussão e o sistematização da prática pedagógica, viabilizando o trânsito  entre teoria-pratica, de forma a qualificar a prática docente;
  • discutir permanentemente o aproveitamento escolar e a pratica docente, buscando coletivamente o conhecimento e a compreensão do processo ensino-aprendizagem e suas dificuldades, problematizando o cotidiano escolar e elaborando propostas de intervenção nessa realidade;
  • assessorar individualmente e coletivamente o corpo docente no trabalho pedagogico interdisciplinar;
  • coordenar e participar dos conselhos de classe, juntamente com SOE, tendo em vista a análise de aproveitamento da turma como um todo e do aluno, levantando alternativas de trabalho;
  • assessorar o Conselho Escolar, Direção e Professores em assuntos pertinentes à supervisão escola
... a supervisão passa de escolar, como é frequentemente designada, a pedagógica e caracteriza-se por um "trabalho de assistência " ao professor, em forma de palnejamento, acompanhamento, coordenação, controle, avaliação e atualização de desenvolvimento de processo ensino-aprendizagem. (Rangel, 1988,pp,13-14)

O supervisor é o sujeito que faz a leitura da escola na sua totalidade. (Medina, 1997, p. 18)


http://www.urcamp.tche.br/redepp/monografias%20para%20site/TRABALHO_FORMATADOIV.pdf
http://www.unifra.br/eventos/jornadaeducacao2006/2006/pdf/artigos/pedagogia/A%20SUPERVIS%C3%83O%20ESCOLAR.pdf
http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ltmbtX3YXRwC&oi=fnd&pg=PP5&dq=supervis%C3%A3o+escolar&ots=pFOE9flEvK&sig=ql3l1C3HmpRMPkl_TZdZQCgp6QY#v=onepage&q=supervis%C3%A3o%20escolar&f=false
http://hd.handle.net/10183/7231

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