terça-feira, 14 de junho de 2011

ENTREVISTA COM O VICE-DIRETOR...
Qual é a sua experiência de vice-diretor?
Iniciei neste ano o meu primeiro mandato como vice-diretor. Portanto, tenho apenas seis meses na função. Exerci a função de supervisor pedagógico nos últimos três anos e, anterior a isto, como professor de EJA e séries finais do ensino fundamental.

Qual é a sua formação?
Estudei História na ULBRA e Filosofia na UFRGS. Fiz pós-graduação em Ciência Política na ULBRA. Estudei Língua Inglesa na Oxford College em Londres.
Principais funções que o vice-diretor deve cumprir?
O papel primário de cargo é ser o responsável direto pela gestão e conservação da escola na ausência do diretor(a). Porém como a ausência do gestor não é corriqueira, as responsabilidades, por questões práticas e organizacionais, acabam sendo divididas entre ambos. Em nossa escola a vice-direção é responsável pelo controle do ponto dos professores, pela efetividade (ponto) dos funcionários terceirizados (limpeza, portaria, cozinha e segurança), pelos relatórios de acompanhamento e estoque de merenda, relatório de recebimento, estoque e pedido de material de limpeza. Em função de não haver a figura do orientador educacional em nossa rede, a vice-direção realiza também o atendimento e mediação entre estudantes e familiares. A manutenção do prédio na parte hidráulica, elétrica e mobiliário é de responsabilidade do vice-diretor. Por fim, o vice-diretor se envolve diretamente com as atividades de integração, festividades e relação política com a comunidade e a mantenedora (secretaria de educação).
Cite alguns pontos positivos e negativos do cargo de vice-diretor.
Os pontos positivos são próximos aos dos profissionais de outras áreas: ver seu trabalho apresentar resultados positivos e seus objetivos alcançados. Outro ponto muito positivo é ter uma visão mais ampla do funcionamento da escola. Como somos todos professores e voltaremos um dia para a sala de aula, tenho certeza que quando este dia chegar esta experiência me fará um professor melhor sintonizado com o funcionamento escolar.
Como ponto negativo: aponto relativa frustração. Explico: a carência financeira das redes públicas, aliada a resistência de alguns profissionais como entrave para chegarmos mais próximos ainda da escola utópica que sonhamos, isto gera alguma frustração, o que seria o ponto negativo da função.

Um comentário:

  1. essa entrevista proporciona uma visão mais próxima e aberto da equipe diretiva, mostrando suas dificuldades, pontos positivos e também proporcionando uma reflexão acerca da nossa posição de professores como co-participantes da equipe diretiva: como estamos contribuindo para construir a escola que queremos? Somente reclamando ou realmente participando do processo de construção? Vamos pensar sobre isso e agir!!!

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