segunda-feira, 13 de junho de 2011

O papel da equipe diretiva perante a indisciplina escolar.

 Não se pode falar em equipe diretiva sem falar em indisciplina escolar, pois o maior desafio da equipe diretiva é conter a indisciplina para melhorar o ambiente escolar.
   A indisciplina representa no cotidiano escolar um dos principais fenômenos geradores de inúmeras
dificuldades, sejam elas, relacionadas às relações professor e aluno, entre alunos, entre direção e alunos. Este fato vem se agravando de tal forma que nem a escola e nem a família conseguem driblar o problema. Tal fenômeno é caracterizado de diversas formas, de acordo com a análise obtida a partir dos dados coletados com os alunos entrevistados. Porém, as idéias acerca da indisciplina estão longe de serem consensuais. O referencial teórico que consistiu o embasamento para nos posicionarmos diante das questões de indisciplina também nos permitiu compreender a complexidade do assunto, além da ausência de pesquisas que contribuam para a melhor compreensão desse fenômeno, dos elementos que perpassam essa questão e de possíveis alternativas de intervenç ão no contexto escolar visando, ao menos, amenizar alguns focos do problema.
   Outro aspecto observado nas escolas investigadas se refere à necessidade de um maior trabalho integrado e constante entre escola e a família, não apenas no momento em que há algum problema com o aluno, pois dessa forma, a relação apenas se desgasta e não é possível encontrar soluções para as dificuldades, mas que a escola possa contar com a família como efetiva parceira em todos os momentos.
Evidenciamos que as medidas adotadas pelas escolas pesquisadas visando diminuir os
contratempos ocasionados pela indisciplina, não têm gerado os resultados esperados. A escola busca de todas as formas a mudança de comportamento do aluno, para eliminar a indisciplina, porém, sabemos que fatores internos do sistema de ensino e da organização escolar, também precisam ser revistos para que as mudanças se dêem de forma eficaz.
   É preciso continuar investindo na melhoria da qualidade do ensino em nossas escolas, para isso é fundamental o maior interesse das políticas públicas na educação, incentivando a formação e aperfeiçoamento do quadro docente, realizando melhorias do espaço físico das escolas, além de contar com a participação efetiva da família e da comunidade.

Nesse sentido, compreender os sentidos e significados que são atribuídos pelos personagens que constituem a escola, ou seja, diretores, orientadores, professores e alunos é indispensável. A partir do olhar que eles dirigem sobre essa questão conseguiremos tomar consciência de onde deve iniciar o processo de intervenção.


                    http://www.pesquisa.uncnet.br/pdf/ensinoFundamental/INDISCIPLINA_ESCOLAR_SENTIDOS_ATRIBUIDOS_ALUNOS_ENSINO_FUNDAMENTAL.pdf

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