domingo, 12 de junho de 2011

Orientação Educacional.

   Entende-se  o campo da Orientação Educacional como aquele que está, em especial, compromissado com os alunos, e de modo geral, com toda a escola e a comunidade, sempre tendo que “esclarecer” – principalmente, para aqueles que não acreditam no seu papel dentro da escola –, qual sua intenção de trabalho e quais os benefícios de sua atuação.
   Se você se interessa em seguir essa carreira, saiba que é preciso ter curso superior de Pedagogia ou pós-graduação em Orientação Educacional. 


                                          Qual é o foco de atuação do orientador pedagógico?

   A atuação da Orientação Educação por fazer parte do âmbito escolar, através da observação, da análise de contextos que ocorrem no espaço escolar, exige que este profissional conheça a cultura organizacional da escola. Para que o Orientador Educacional de uma escola possa realizar seu trabalho em busca de uma educação de qualidade, deve conhecer com total domínio a cultura a qual rege a organização da escola em que atua. Ou seja, deve conhecer seus valores, suas crenças, sua história, seus heróis para que possa da melhor maneira orientar os professores em seu trabalho e dificuldades, assim como fornecer aporte para as necessidades dos alunos.


                                            Quais as funções do orientador pedagógico?

   O esforço do Orientador com cada membro da escola (ibid, 2002, p.107-109), 
desenvolvendo um trabalho na escola proporcionaria:

 • Junto aos alunos: o seu desenvolvimento pessoal, visando à participação 
dele na realidade social.

 • Junto aos professores: a colaboração e participação na construção do 
projeto político pedagógico da escola, contribuindo para a discussão sobre as 
questões técnico-pedagógicas da escola.

• Junto à direção: participando junto tanto nas decisões tomadas pela 
direção com à obtenção de dados inerentes aos aspectos administrativos. O 
Orientador deve participar de toda a prática que organiza a escola.

• Junto aos pais: fazer com que eles participem da escola do projeto da 
escola de diferentes formas, desde o planejamento do projeto pedagógico até 
as decisões que a escola deve tomar.




                                 http://www.ufscar.br/~pedagogia/novo/files/tcc/237264.pdf

  Assim pode-se perceber que a boa conduta é fundamental para o bom resultado do trabalho do orientador educacional, pois ele interage diretamente com todos os ´´envolvidos`` no processo escolar. E cabe a ele passar credibilidade aos alunos, pais e toda a equipe escolar, para unir ambas as partes.

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