terça-feira, 14 de junho de 2011

GESTÃO E PARTICIPAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO COLETIVA

Construir um ambiente democrático não é tarefa fácil e, por isso, não é empreitada para apenas um elemento. Quem ocupa cargos de liderança – como diretor ou coordenador pedagógico – precisam deixar de lado o posicionamento autocrático para possibilitar o desenvolvimento de um clima em que todos contribuam com idéias, críticas, encaminhamentos, pois a gestão e participação pedagógica pressupõem uma educação democrática, ou seja, envolve muito mais do que estabelecer o que é urgente e prioritário, mas se assenta nas dimensões do ouvir, sugestionar em benefício do coletivo, rever posicionamentos, quando necessário, e primar pela análise e desdobramento do que é imprescindível para o processo ensino-aprendizagem discente, da formação do professor e das metas que a escola se propõe em determinada situação ou realidade escolar. Sabe-se que administrar conflitos não é algo fácil. Acredita-se que as divergências podem ser valorizadas quando há respeito e consciência de que a formação continuada se dá e só tem sentido com a contribuição do outro. Quando se perde ou se toma posicionamentos particularistas a escola sofre, os professores sofrem, a coordenação sofre e o pior de tudo o aluno torna-se vítima de tudo isto.
É nesta direção que a gestão e participação numa perspectiva coletiva devem se orientar, pois a construção de uma consciência coletiva compromissada possibilita um trabalho mais promissor. É preciso garantir espaços e tempos para o debate, e no cotidiano existem muitas oportunidades para isso, como nas reuniões pedagógicas e conselho escolar.
O Coordenador Pedagógico é um profissional que deve valorizar as ações coletivas dentro da instituição escolar, ações essas que devem estar vinculadas ao eixo pedagógico desenvolvido na instituição. Ele deverá ser o articulador dos diferentes segmentos da mesma, na elaboração de um projeto pedagógico coletivo. O ato educativo não acontece somente numa mão, isto é, do professor que ensina para o aluno que aprende, também é resultante da ação entre ambos e, de forma mais sistematizada da interação do professor com outros professores e pares.
O trabalho do coordenador pedagógico é muito importante, porém não é único. Todos devem trabalha em conjunto, e não deixa-lo como responsável por tudo que ocorre no ambiente escolar.


Referência:
LIMA, Paulo Gomes e SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Cascavel: 2007, p. 77-90;

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